Lucas 13:24
Há portas de todos os feitios, tamanhos, largas ou estreitas, ornamentadas, toscas, ricas, com ferragens brilhantes, simples, com meras dobradiças com pregos ferrugentos.
A porta é um elemento muito importante numa casa. Serve para entrar, para sair, para proteger, é limitativa ou franqueante , conforme está fechada ou aberta; é lugar de despedidas e de boas vindas, de expulsões ou reconciliações; fecha-se ruidosamente, na raiva de uma discussão, ou abre-se com grande abraço de amor e boas vindas; oferece refúgio, guardando-nos dos perigos; deixa entrar surpresas, vida nova, amizades, etc., etc..
A porta é um mundo onde se começam ou acabam grandes relações, que marca fronteiras de entrada ou saída, por onde somos recebidos ou despedidos.
O céu, morada de Jesus e Seus anjos, é nossa morada também, mas teremos que entrar pela PORTA - Jesus. A porta do céu é a porta mais maravilhosa da vida -- é acolhedora, segura, única. Jesus ensinou: - "Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, salvar-se-á e entrará; achará pastagens e terá vida e vida em abundância" (João 10:9-10).
Contudo, é preciso porfiar, esforçarmo-nos para entrar, porque a porta para o céu é estreita, ao contrário da porta que conduz à morte e à perdição (Lucas 13:22). Só entra uma pessoa de cada vez (a salvação é pessoal. Só entra aquele que n'Ele crer de todo o coração.
A porta do céu, mediante a imensa graça de Deus, ainda está aberta, mas, quando vier a meia-noite dos tempos, seré fechada e ninguém mais poderá entrar. Nem choros, nem petições, nem "cunhas", abrirão a porta do céu. Então se dirá aos que estão de fora: - "Não vos conheço... ", aqui não podeis entrar, não há mais lugar (veja Mateus 25:1-13).
Agora é o tempo de entrar. Porfiai, esforçai-vos por entrar pela porta estreita, o caminho e a porta que conduzem à vida eterna feliz. Agora é o tempo.
